Lucifer foi uma banda extremamente rara de hard rock que só lançou um álbum, formada em Rochester, Nova York no ano de 1969.
O quinteto de Rochester, Nova York, Lucifer, foi formado em 1969 pelo vocalista Joe Mattioli, guitarrista Pete Skelton e pianista Joe Gallo, que anteriormente trabalhava na enfermaria; o ex-baixista do Poor Heart Butch Biocca e o baterista Joe Bertola completaram a formação, que segundo a lenda também pode ter incluído brevemente o futuro vocalista do Foreigner Lou Gramm, que nunca gravou com o grupo.
Originalmente lançado em 1970 pela minúscula gravadora Gallo Records, com apenas 100 cópias, tornando-se uma peça de colecionador, o disco vendeu pouco e o grupo se dissolveu logo depois, embora o interesse subsequente dos colecionadores tenha levado cópias do LP original a preços estratosféricos antes da reedição em CD de 2001 (Akarma)
O LP auto-intitulado de Lucifer, este álbum muito raro, apresenta tendências esquizóides ao hard rock decadente e obscuro, com movimentos de fuzz/órgão, vocais emotivos, música pesada com harmonias vocais, apesar do “nome” não é o tipo de banda com letras satânicas ou com apologia a violência.
Às vezes, comparado ao Grand Funk Railroad, mas na verdade é mais um típico passeio pós-Fudge de Eastcoast, batendo no final dos anos 60 com harmonias vocais matadoras e uma vantagem psicológica que lembra um pouco o Vanilla Fudge e Iron Butterfly com forte trabalho de guitarra, e harmonias vocais apertadas. Às vezes, o ritmo é mais descontraído, como durante a excelente versão de “Get Together”. Rock de alta qualidade de final dos anos 60, com uma vantagem psicológica e todos os movimentos de guitarra certos!
Sua música é “hard rock no estilo de Grand Funk Railroad e Uriah Heep”. No geral, o álbum não chega nem perto desse peso – há uma notável falta de solos estrondosos ou gritantes. As influências do Heep são mais óbvias nos altos vocais ao estilo de Byron nas baladas dramáticas, mas uma vibe comovente subjacente e domínio do teclado os colocam na classe daquelas bandas ítalo-americanas de Nova York e Long Island influenciadas por Vanilla Fudge ou Young Rascals, em vez de o proto heavy-metal. No lado mais leve, eles entregam uma versão bem fluida da versão dos Youngbloods do hino hippie de Dino Valente (Let’s) Get Together. o LP origial é muito raro e tem sido elogiado por revendedores especializados, com preços que chegam a um nível estonteante – uma cópia vista por $900 a $1500! em 2001 – certamente desapontado. Portanto, se isso soa como seu bolso e você não é estupidamente rico, se for comprar pegue a reedição. Review por Adamus67.
Nome da Banda/Artista: Lucifer (USA)
Nome do Álbum: Lucifer (Reissue)
Lançamento: 2001 (1970)
Gênero: Hard Rock
País: EUA
Última Formação: Joe Mattioli – vocal, Vincent “Butch” Biocca, Joe Gallo – piano, Joe Bertola – bateria e Pete Skelton – guitarra
Ex-Integrantes: Nenhum
Página Oficial: ??
Loja Oficial: ??
Nome do Álbum: Lucifer (Reissue)
Lançamento: 2001 (1970)
Gênero: Hard Rock
País: EUA
Última Formação: Joe Mattioli – vocal, Vincent “Butch” Biocca, Joe Gallo – piano, Joe Bertola – bateria e Pete Skelton – guitarra
Ex-Integrantes: Nenhum
Página Oficial: ??
Loja Oficial: ??
ATENÇÃO: Se possível comprem o Material Original da Banda!
ATENÇÃO 2: Senha/Password/Contraseña: MNV66
LISTA DE FAIXAS
01. Sixteen (3:33)
02. Different Face (2:41)
03. Where Do We Go From Here (4:12)
04. Get Together (4:22)
05. My Baby (3:11)
06. You Better Find Someone To Love (3:06)
07. I'm Gonna Make It (3:00)
08. If This World Were Mine (3:14)
09. Dreaming Isn't Good For You (5:02)
10. Crabby Day (3:41
11. Don't Tell Me How To Love (2:14)
OPÇÃO 1 – MP3 16-bit 44.1kHz 320kbps [IT, AK 044]